Uma das características mais marcantes da paisagem de Vancouver são as montanhas do litoral norte, no North Shore, como dizem os daqui. Como boa carioca que viveu cercada de morros, montes e mar por tantos anos, ter essas montanhas no meu dia-a-dia me faz sentir mais em casa ainda.
É bem comum o turista colocar tudo no mesmo saco e dizer que tudo é Vancouver. Na verdade, as montanhas ficam em duas cidades da grande Vancouver: North Vancouver e West Vancouver. São municípios distintos de Vancouver, que fica do lado de cá do mar (braço de mar, na verdade, como você pode ver no mapa abaixo).
São três as montanhas que compõem a paisagem, da esquerda para a direita: Cypress Mountain, Grouse Mountain e Mount Seymour. Dá pra ver as montanhas de várias partes da cidade, o que é ótimo porque você consegue se orientar pelos pontos cardeais assim que você as vê. As montanhas indicam o norte.
Grouse Mountain
É a mais famosa das montanhas, a que tem o bondinho, a mais turística das três. A Grouse Mountain é parada obrigatória para todo turista na cidade, apesar do passeio de bondinho ser bem salgado ($40 dólares por pessoa). A montanha tem uma super infra-estrutura, com restaurantes e shows. Dá pra passar o dia inteiro lá em cima tranquilamente. Sem contar a vista maravilhosa, né? Quer dizer, se não estiver chovendo.
No verão, tem o famoso show dos lenhadores, onde atores fazem apresentações cortando lenha, competindo entre si. Eles também sobem em dois troncos altíssimos e fazem a competição de rolar o tronco na água. Bem divertido!
Dois ursos vivem em cativeiro na montanha. No inverno às vezes é difícil vê-los porque eles hibernam, mas no verão eles ficam perambulando por lá, alvos das câmeras dos turistas.
Para os mais radicais, tem tirolesa no verão. Tem que pagar extra além do bondinho. Nunca fizemos essa atividade.
No inverno a programação é diferente, a montanha vira estação de esqui. No topo da montanha eles fazem uma pista de gelo para patinação ao ar livre. Durante o Natal tem uma programação bem bacana, com Papai Noel e renas de verdade.
No verão, quem quiser poupar os 40 dólares da subida no bondinho, pode subir a montanha à pé. A Grouse Grind é uma trilha super movimentada no verão. Eu já subi três vezes lá, inclusive nesse último verão. Levei duas horas e meia pra subir tudo. E os que sobem a pé pagam somente 10 dólares para pegar o bonde na descida.
Olha a gente lá em 2005, quando ainda éramos turistas!
De noite, a Grouse fica toda iluminada e dá pra reconhecer de longe, as luzes sinuosas na escuridão da montanha.
Cypress Mountain
A Cypress fica em West Vancouver e é mais conhecida por ser uma ótima estação de esqui no inverno (mais barato que na Grouse). Fica dentro de um parque provincial, que tem várias trilhas para caminhadas.
A gente já foi bastante lá, no inverno na maioria das vezes. O bom é que pra conhecer a montanha não precisa pagar. Só se você for esquiar, aí sim tem que pagar pelo bondinho do esqui e aluguel do equipamento. Mas se for só pra conhecer a estação e tirar fotos da paisagem, não precisa pagar nada.
Foi lá que eu fiz o passeio de snowshoeing de noite. Você usa um aparelho no pé que é tipo uma raquete e faz caminhada na neve no meio da noite. Impressionante como você sua apesar do frio!
No meio da subida da montanha tem um ponto de parada recuado da estrada, para tirar fotos. É um lugar ótimo pra ver Vancouver do alto!
Se você der sorte, ainda encontra veadinhos soltos no meio do caminho.
E o pôr-do-sol lá do alto é um dos mais lindos que eu já vi.
Mount Seymour
A mais simples das montanhas, em North Vancouver. Como a Cypress, ela se destaca pela estação de esqui no inverno, a mais barata das três. Durante o verão, as atividades são de caminhada e apreciação da paisagem, que é igualmente linda! O acesso, como na Cypress, é de carro ou transporte público (se não estou enganada, há ônibus que chegam nessas montanhas em épocas do ano específicas e horários específicos também). Diferente da Grouse, onde a única forma de subir é andando ou pelo bonde.
É na Seymour que a gente vai brincar de tobogã na neve todos os anos. Você desce e sobe o morro dezenas de vezes até cansar! É um baita exercício físico, viu?
E foi onde eu esquiei a primeira e única vez.
Deu pra perceber que a gente visita mais as montanhas no inverno, né? Isso que é o legal de Vancouver, porque é uma cidade que não neva tanto como no lado leste do país, mas as montanhas estão sempre cobertas de neve durante o inverno. Às vezes demora um pouco pra abrir a temporada de esportes de inverno (esse aquecimento global está modificando os padrões de clima no mundo inteiro mesmo!), mas assim que cai a primeira neve e as temperaturas abaixam para perto de zero, as montanhas ficam branquinhas e a diversão na neve está garantida, mesmo que lá embaixo não tenha neve.