A internet já me trouxe muitas coisas boas nessa vida: trabalho, hobbies, lazer e, principalmente, amizades. Grande parte dos amigos que fizemos em Vancouver chegaram na nossa vida através da internet: grupos de discussão e blogs. Na semana passada encontrei mais três amigas, que de virtuais não têm nada. A Lu e a Carol eu já tinha conhecido pessoalmente em outras ocasiões, mas não a Rita. Foi a primeira vez que nos encontramos pessoalmente. Um dia de sol lindo, comilança solta e um aniversário a celebrar nos uniram nesse piquenique que juntou duas cariocas, uma mineira e uma gaúcha. Além da nossa raíz brasileira compartilhada, outra coisa que nós quatro temos em comum é que todas somos blogueiras. Aparentemente, famosíssimas.
A Lu é uma ilustradora talentosíssima. Largou a geologia pra se dedicar à paixão de desenhar. Nos conhecemos numa lista de discussão ainda grávidas. Ela, do Nicolas, e eu, da Alice. Os dois nasceram bem próximos um do outro, ela ainda morava na Austrália na época. Quando veio morar no Canadá, marcamos de nos encontrarmos na biblioteca de Vancouver (Lu, olha isso! Já era um sinal, não?). Uma das coisas que temos em comum é o amor por livros infantis. Além de desenhar, a Lu é super criativa e inventa histórias super bacanas. Não só no seu blog (gente, ela é divertidíssima!), mas também em seus projetos pessoais. Já batemos altos papos sobre livros infantis e fomos as duas ver o Oliver Jeffers ao vivo.
A Carol é conterrânea minha, carioca da gema e fotógrafa de animais de estimação. Chegou em Vancouver no fim do ano passado. Duas amigas minhas, também fotógrafas e também “virtuais”, me apresentaram à Carol quando ela veio pra cá. Super gente boa, daquelas que a gente não vê o tempo passar quando estamos conversando com ela (eu quase perdi a minha aula quando a gente se encontrou pra um café numa manhã chuvosa do inverno passado). Tinha sido aniversário da Carol no fim de abril, e usamos a data como pretexto pro nosso encontro. Delícia fazer festa no parque!
Quando eu estava procurando por professores brasileiros aqui no Canadá, a Fernanda me falou da Rita, e foi assim que conheci o Botõezinhos, o blog da Rita, que é super fofo, lindo e caprichado, onde ela conta sobre seu dia-a-dia aqui no Canadá. Pra mim, a Rita é um exemplo de perseverança e fé. A história da sua filha é linda! A Bella nasceu prematura e já passou por tanta coisa nos seus quase 4 anos de vida. A Rita traz todo esse otimismo pro seu blog, super alto-atral mesmo. Além de ser um exemplo de mãe. Adoro quando ela escreve sobre a alimentação da sua família, porque é algo que eu sei que tenho que melhorar em casa.
Além das três, reencontrei também a Joana, que conheci na UBC. Jô, fico te devendo a foto, hein? A Joana também é gaúcha como a Rita e está aqui fazendo parte do seu doutorado. Chique, viu?
Quando a gente encontra pessoas que só conhecíamos virtualmente antes é uma sensação bacana e estranha ao mesmo tempo. Porque a gente já conhece a vida dessas pessoas de certa forma, e por isso não rola aquela timidez de quando a gente conhece alguém pela primeira vez. A gente se vê e já é próximo um do outro. Eu tive muita sorte de ter encontrado tanta gente boa através da internet.
Carol, Lu, Rita, adorei o encontro! Elas também escreveram suas versões do encontro nos seus blogs. Passem lá pra conferir!
Imagens: Com exceção do autorretrato, todas vieram da câmera da Carol.